Aprenda a fazer Petit Suisse caseiro, mas conhecido como Danoninho

Sobremesa preferida das crianças, os queijos do tipo Petit Suisse, precisam ser consumidos com atenção. Alguns têm menos da quantidade de minerais declarada e todos abusam na quantidade de açúcar.

O Danoninho tradicional não é considerado um iogurte e sim uma sobremesa pela grande quantidade de açúcar e corante, por isso faz mal às crianças e você não deve dar aos seus filhos. Faça uma versão mais saudável em casa e sirva para toda a família.

O Petit Suisse é um queijo fresco, não maturado, obtido pela coagulação do leite desnatado com coalho ou enzimas e bactérias sendo fermentado, pasteurizado e tem uma alta concentração de leite de vaca. Pode ainda haver acréscimo de condimentos, como frutas. O processo de fabricação desse queijo proporciona uma consistência mais densa, alta umidade, maior teor de proteínas (mínimo de 6%) e cálcio.

Os mais conhecidos são os Danoninho, Chambinho e Ninho Soleil. Entretanto, em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Direitos do Consumidor, revelou que ele tem muito mais corantes e muito mais açúcar do que se imagina, e ao contrário do que anunciam, não tem a quantidade de vitaminas e ferro citadas.

Veja o que diz uma pesquisa da Proteste sobre Petit Suisse:

Açúcar demais, proteína de menos
Conforme apuramos em nosso teste, os petit suisse apresentam açúcar em excesso, o que é prejudicial à saúde das crianças, que acabam se acostumando ao paladar doce desde cedo. Se uma criança de 7 a 10 anos consumir um potinho, estará ingerindo 27% do limite diário máximo de açúcar de absorção rápida. Se tiver de 4 a 6 anos, 32%. Valor muito acima do ideal recomendado – no máximo, 10%.

Além do problema descrito acima, muitas mães dão o Danoninho como sobremesa logo após as refeições, e como ele é um produto lácteo, atrapalha a absorção do ferro, e pode causar anemia. O ideal é que qualquer produto lácteo seja oferecido, no mínimo, uma hora antes ou depois as refeições.

INGREDIENTES
Ingredientes:

» 10 morangos;
» 1 pacote de gelatina incolor (pode usar ágar-ágar também);
» 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde;
» 1 pote de iogurte natural (pode ser iogurte grego sem açúcar);
» 2 colheres (sopa) de mel.

MODO DE PREPARO
Modo de preparo:

Higienize os morangos e bata-os no liquidificador com o iogurte, a biomassa de banana verde e o mel. Reserve. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes.

Distribua em pequenas formas e leve para geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Bjo! Li.

Deixe uma resposta