Salmão no forno ao molho de maracujá, acompanhado de salada rústica

O salmão, também conhecido como o peixe Canadense, é uma poderosa fonte de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios que atuam ativamente no fortalecimento do sistema imunológico. Ele já faz parte da história do país e é facilmente encontrado na culinária, assim como a peça central de um sofisticado churrasco de verão.

O peixe, que no passado já chegou a ser pescado no Lake Ontário, hoje reúne uma série de instituições, entre elas a Lake Ontario Atlantic Salmon Restoration Program (LOASRP) que lutam para trazer o salmão do Atlântico de volta ao lago. Esta espécie é uma parte importante do patrimônio natural e da rica biodiversidade de Ontário. Atualmente o salmão do Atlântico pode ser encontrado no litoral do Quebec, Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island, enquanto o salmão do Pacífico é encontrado na costa oeste do país.

Especialistas defendem que a ingestão de pelo menos duas porções por semana pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e declínio cognitivo. Uma porção de apenas 30 gramas tem 26 gramas de proteína, o que pode ajudá-la a diminuir a vontade de comer, além de ficar satisfeita com menos gordura saturada que a encontrada na carne vermelha. Graças à proteína magra e à gordura poli-insaturada, comer salmão como parte de uma refeição rica em nutrientes pode ajudar você a ficar satisfeita por mais tempo.

ICON_01

Ingredientes para o salmão:

» 400g de filé de salmão;
» Sal e pimenta-do-reino;
» Temperos que uso: páprica defumada, alecrim seco;
» 1 colher (sopa) de manteiga derretida.

Ingredientes para o molho:

» 2 maracujás ou ½ xícara de suco de maracujá concentrado;
» 1 colher (chá) de açúcar yellow ou adoçante stevia;
» 1 pitada de sal;
» 1 colher (chá) amido de milho;
» 1 colher (chá) mostarda;
» 100ml de água.

ICON_02

Modo de preparo:

Tempere o salmão com sal, pimenta do reino e páprica, salpicando um pouco de alecrim por cima. Coloque no forno pré-aquecido à 180 graus para assar por cerca de 30 minutos. Nos últimos 10 minutos, altere o forno para modo grelhar para que se forme uma crosta saborosa na parte de cima do salmão.

Enquanto o salão está no forno, separe os ingredientes para preparar o molho. Coloque a polpa dos maracujás, incluindo as sementes, com a água em uma panela, adicione o amido de milho mexendo devagar até se tornar uniforme. Adicione o açúcar, a mostarda e uma pitada de sal e mexa até engrossar em fogo médio. Assim que ela sair da consistência líquida, se tornando uma calda, retire do fogo. Cuidado para não queimar a calda, isso pode deixá-la com um gosto amargo.

Sirva acompanhado de uma salada rústica.

Bjo, Li.

Deixe uma resposta