Entre as receitas de massa recheada, o Conchiglione – também conhecido como conchas de massa jumbo italianas, é de longe a minha opção preferida, seu formato inspirado nas conchas do mar faz com que o recheio fique cremoso e a massa segura muito bem o recheio.

Você pode fazê-lo recheado e gratinado de diversas formas. Tudo pode ser recheado dentro destas enormes conchas de massa recheada (Conchiglioni). Qualquer coisa, desde creme de queijos, ricota, carnes e salsichas. Compartilho aqui uma receita deliciosa dessa massa recheada com molho de tomate e frango que eu adoro.

Conchiglione1

ICON_01

Ingredientes:
» 2 colheres (sopa) de manteiga;
» 1 cebola média em cubos pequenos;
» 4 dentes de alho amassados ou picados;
» 1/4 de xícara de uvas passas brancas;
» 1/4 de xícara de damascos picados;
» 1/4 de xícara de parmesão ralado;
» 400g de creme de ricota;
» Manjericão e alecrim picados à gosto;
» 300g de massa Conchiglioni;
» 1/2 xícara de queijo mozzarella ralado.

Leia também:
Passo-a-passo de um molho de tomate caseiro e fácil de fazer, para usar e abusar nas receitas

ICON_02

Modo de preparo:
Ferva a água em uma panela grande com 1 fio de azeite para a massa não grudar quando for escorrida. Quando levantar fervura, adicione sal e o Conchiglioni. Cozinhe por 4 minutos e escorra. Reserve.

Em uma frigideira ou panela, refogue a cebola na manteiga até ficar macia. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Desligue o fogo. Adicione ao refogado, o parmesão, as uvas passas, damascos, a ricota, o alecrim e o manjericão. Tempere com sal, pimenta e reserve.

Forre o fundo de uma assadeira ou frigideira que possa ir ao forno, com molho de tomate. Recheie as massas e despeje na assadeira. Cubra com queijo mozzarella e leve ao forno até gratinar em forno médio (180°), por aproximadamente 20 minutos.

Dica: Se você achar que o seu molho ficou grosso, adicione um pouco de leite ou creme de leite fresco para que ele fique na consistência que você deseja.

Ah! Esses pedacinhos crocantes na foto são pedaços de queijo que coloquei no forno por enquanto que a massa estava assando. Ficou uma delícia!! 😍

Bjo, Li.

 

Conchiglione2

Anúncios