Uma das coisas que acho muito legal aqui no Canadá é um serviço social prestado pela Canada Post na época do Natal. Eles criaram um endereço especial com o zipcode HOHOHO, onde você pode enviar cartas ao Papai Noel de qualquer parte do mundo, e o melhor de tudo é que eles respondem!

Em 1974, os funcionários do escritório da Canada Post em Montreal notavam um número considerável de cartas endereçadas ao Papai Noel entrando no sistema postal, e essas cartas estavam sendo tratadas como não entregues. Como os funcionários que lidam com essas cartas não queriam que os escritores, principalmente crianças pequenas, ficassem desapontados com a falta de resposta, eles começaram a responder às próprias cartas.

Dizem que existe uma questão política por trás desta bela ação social que é a disputa entre o Canadá e a Rússia pela reivindicação das terras do Polo Norte junto à ONU. E que mostrar ao mundo que o Papai Noel tem um endereço canadense faz parte desta estratégia de conquista, mas acho que independente disso a questão social de manter a magia do Papai Noel fica acima de qualquer questão política.

Em 1983 a quantidade de correspondência enviada ao Papai Noel era tão grande que o Canada Post estabeleceu um programa oficial de resposta às cartas do Papai Noel. Em 2011, o correio do Papai Noel estava sendo tratado com a assistência de onze mil voluntários em vários locais do Canadá. Quase dois milhões de cartas são endereçadas ao Papai Noel a cada Natal, incluindo as de fora do Canadá, e todas são respondidas no mesmo idioma em que foram escritas.

Se você mandar com antecedência, eles respondem para o mundo todo em mais de 30 idiomas, incluindo braille. Anota aí o endereço completo para você mandar a cartinha junto com o seus filhos no próximo ano:

Santa Claus
North Pole, H0H 0H0, Canada

BLOG POST2

No próximo fim de ano, em meados de Novembro, sente com o seus filhos e mande uma cartinha ao Papai Noel, mas converse com eles para ao invés de pedir brinquedos, que eles agradeçam por tudo o que eles receberam ao longo do ano, desejando um Feliz Natal ao bom velhinho!

Este ano o Kevin quis apenas desejar um Feliz Natal (em Inglês) e mandou um desenho do Papai Noel ao lado da árvore de Natal e hoje ele recebeu a resposta. Foi a primeira carta da vida dele e não poderia ser mais especial. Obrigada Canada Post por ajudar a manter a fantasia do Papai Noel nas crianças pequenas e nas grandes como eu.

Bjo, Li.

Anúncios