Antes de vir morar no Canadá eu achava que sentiria muita falta do feijão preto, um dos pratos mais comuns lá em casa quando eu morava no Brasil. Mas, depois de algumas pesquisas e muitos testes, consegui fazer uma receita que ficou muito parecida com a que eu fazia no Brasil.

A maior dificuldade por aqui foi achar a linguiça ideal, foram vários testes até achar a Double Smoked Farmer’s Sausage da marca Harvest, facilmente encontrada no Walmart. Ela é muito parecida com a calabresa do Brasil, pelo menos para adicionar no feijão. Já para o feijão eu geralmente compro o Black Turtle Beans da marca President’s Choice do Loblaws.

FeijaoPreto2

ICON_01

Ingredientes

» 500g de feijão preto catado;
» 1 calabresa cortada em rodelas;
» 5 xicaras de água

Lave o feijão e coloque na panela de pressão junto com a calabresa e a água. Quando começar a pegar pressão, marque 15 minutos. Depois que completar o tempo, desligue e reserve.

FeijaoPreto3

Para o refogado você vai precisar de

» 1 colher (sopa) de azeite;
» ½ cebola ralada;
» 1 colher (chá) de cuminho;
» Coentro a gosto;
» Pimenta do reino a gosto;
» Sal a gosto.

ICON_02

Modo de preparo

Em uma frigideira refogue a cebola com um fio de azeite em fogo médio. Quando a cebola murchar, coloque o cominho, a pimenta e o sal, por último adicione o coentro.

O meu segredo para engrossar o caldo é adicionar a este refogado uma concha de grãos do feijão semipronto, amassar até formar uma pasta. Depois adicione mais uma concha de caldo do feijão semipronto à esta mistura e mexa bem. Adicione esta mistura de volta à panela de pressão mexendo toda a mistura, isso vai ajudar a engrossar o caldo do feijão quando ele estiver pronto.

Coloque novamente na pressão por mais 8 minutos para que o feijão absorva o tempero.

Depois você pega uma concha do feijão que está semi pronto e uma concha da água do cozimento e coloca dentro desse refogado e amassa os grãos do feijão. Isso vai ajudar a engrossar o caldo. Da depois disso e só colocar dentro da panela de pressão de novo e misturar. Ajusta o sal. Coloca novamente na pressão por mais 5 a 10 minutos. E está pronto…

Dica: Antes de colocar o refogado na panela de pressão, verifique a quantidade de água que está na panela, você pode aproveitar esta hora para controlar a quantidade de caldo que deseja no seu feijão. Assim como o meu marido, algumas pessoas preferem o feijão com mais caldo, outras com mais grãos. Nesta hora você pode adicionar ou retirar um pouco mais de água da panela. Esta é a hora de agradar a audiência!

Bjo, Li.