Para quem ainda não conhece, a panqueca é um bolo fino e achatado, feito de massa e frito em uma frigideira, muito consumida no Canadá. Uma panqueca tradicional deve ser fina e servida imediatamente. O Maple Syrup ou suco de limão e açúcar refinado são as coberturas mais conhecidas para as panquecas por aqui.

A panqueca é tão forte entre os canadenses que existe até um dia em sua homenagem, o Pancake Day, também conhecido em algumas regiões como Pancake Tuesday, Shrove Tuesday, ou Fat Tuesday. O dia é comemorado por cristãos de todo o mundo como a última festa antes da Quaresma, ou seja, na nossa conhecida terça-feira de Carnaval. Mas não se engane, o consumo desta delícia não se restringe apenas à esta data, ele é muito consumido por aqui no café da manhã, especialmente nos finais de semana.

Panqueca_02

Uma panqueca canadense saudável

Segue aqui a minha adaptação da tradicional panqueca canadense para deixá-la um pouco mais saudável, para você não ter que esperar o Pancake Tuesday e poder comer sem culpa sempre que desejar. Esta receita eu preparo com o queijo cottage, o que deixa ela mais fofinha e saborosa.

O queijo cottage é conhecido como o mais magro dos queijos e é perfeito para integrar receitas para quem está querendo manter a boa forma. Ele representa uma grande vantagem sobre os demais derivados do leite, pois possui baixo teor de gordura saturada. Uma das características que tornam o queijo Cottage mais saudável quando comparado aos outros queijos é que ele não precisa ser curado, nem salgado, portanto, seus índices de proteína e cálcio são bem melhores, enquanto os teores de sódio e gordura são baixos.

ICON_01

Ingredientes

» 1 xícara de queijo cottage;
» 3 ovos;
» ½ xícara de leite;
» ½ xícara de farinha de aveia;
» 4 colheres (sopa) de óleo de coco (sem sabor);
» 1 pitada de sal;
» 1 colher (sopa) de essência de baunilha;
» 1 colher (sopa) de chia.

ICON_02

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da massa batendo bem na mão ou no liquidificador até ficar homogênea e aerada. Pré aqueça a frigideira antiaderente e unte-a com um fio de óleo de coco e tire o excesso com papel toalha. Com uma concha meça a quantidade de massa e despeje na frigideira de forma que preencha toda superfície. Lembre-se que, se quiser massa mais grossa coloque mais massa na concha e, se preferir mais fina (que é mais fácil para virar) adicione menos massa.

Espere cerca de 1 minuto, mantendo o fogo brando até ver a borda começar a soltar e a massa escurecer um pouco e então vire com ajuda de uma espátula. Espere mais um minuto e tire. Repita o procedimento até acabar a massa.

Sirva com um fio de Maple Syrup e algumas frutas vermelhas. Você também pode decorar com uma rodela de abacaxi grelhado por cima, fica fantástica!

Diferentes tipos de recheios

A panqueca tradicional canadense não possui recheios, ela é decorada com frutas vermelhas, geralmente morango e blueberry, porém você pode reforçar a sua refeição com algumas dessas opções saudáveis que descrevo abaixo:

Recheio de banana e canela

Ingredientes

» 4 bananas maduras;
» Canela à gosto.

Modo de preparo

Descasque as bananas, corte em rodelas finas. Recheie as panquecas com as bananas e salpique canela à gosto por cima. Enrole e sirva como sobremesa ou no café da manhã.

Recheio de frango

Ingredientes

» 1 peito de frango já cozido e desfiado;
» 2 cenouras raladas;
» 1 xícara de leite desnatado;
» 1 colher (sopa) de amido de milho;
» Sal à gosto;
» Pimenta à gosto;
» Salsinha à gosto.

Modo de preparo

Misture o amido de milho com o leite. À parte, em uma panela com azeite refogue o frango, acrescente sal e pimenta a gosto, misture o leite com o amido ao frango e mexa até ficar consistente e cremoso. Acerte o sal, se necessário, coloque a salsa picada e desligue o fogo. Reserve. Recheie a massa, adicione o molho de tomate por cima e sirva quente.

Leia também
Passo-a-passo de um molho de tomate caseiro e fácil de fazer, para usar e abusar nas receitas

Recheio de espinafre e ricota

Ingredientes

» 200 gramas de espinafre;
» 250 gramas de ricota;
» 100 gramas de castanha de caju;
» 2 colheres (sopa) de azeite;
» 1 dente de alho picado;
» Sal à gosto;
» Pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo

Lave as folhas de espinafre sob água corrente. Numa tigela com água, coloque-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas. Leve uma panela com água ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente os espinafres e deixe cozinhar por 4 minutos. Retire os espinafres e retire o excesso de água. Pique os espinafres com uma faca e reserve.

Em uma frigideira adicione o azeite ao fogo baixo. Refogue o alho picado por 1 minuto. Acrescente o espinafre e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e reserve.

Em uma tigela coloque a ricota picada, o espinafre e a castanha de caju picada para dar uma crocância. Misture tudo muito bem até formar um patê. Recheie as panquecas e sirva imediatamente.

Recheio de abobrinha

Ingredientes

» 1 xícara de molho de tomate caseiro;
» 1 cebola grande picada;
» 1 dente de alho picado;
» 2 tomates picados;
» Sal à gosto;
» Pimenta do reino à gosto;
» Salsinha picada à gosto.

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho em uma panela com um fio de óleo de coco e adicione o tomate picado, o molho e a abobrinha. Adicione sal e pimenta do reino à gosto, bem como os temperos verdes da preferência (deixe a salsinha para o final). Quando a abobrinha estiver cozida e macia, desligue o fogo e acrescente a salsinha. Recheie as panquecas, cubra com molho de tomate e sirva quente.

🍁

Bjo, Li.

Anúncios