Sanduíche de pasta de atum com maionese caseira, um ótimo aliado para a saúde do coração e perda de peso

Sempre recorro aos sanduíches naturais quando não estou com tempo para preparar aquela refeição gourmet. Eles sempre são uma ótima alternativa para aqueles dias corridos do Canadá. Além do mais, é muito comum entre os canadenses substituir o almoço por uma refeição leve e rápida para investir mais no jantar.

Benefícios do atum para a nossa saúde

O atum pode contribuir bem com a sua boa forma, por isso sempre é bom combiná-lo com outros alimentos funcionais. Ele é rico em potássio, conhecido por diminuir a pressão arterial, além de ômega-3, manganês, zinco, vitamina C e selênio, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. O atum, também conhecido como o amigo do coração, além de nos fornecer um sabor incrível, equilibra nossas calorias, pois é baixo em gordura e rico em proteínas e nutrientes, além de ajudar no metabolismo. Por isso ele é tão consumido por aqueles que seguem uma dieta mais saudável.

Saiba como preparar maionese caseira

A maionese é um molho frio feito principalmente com ovos e óleo vegetal batidos. Trata-se de um molho de origem espanhola, que normalmente é temperado com suco de limão, sal ou vinagre. Aqui eu apresento a receita de uma que você pode fazer em casa, mas não podemos dizer que esta maionese é totalmente saudável devido a seu alto teor de gorduras por conta do ovo e óleo, mas já é bem melhor do que a que você compra no supermercado.

ICON_01

Ingredientes

» 2 gemas de ovo;
» ½ colher (chá) de mostarda Dijon;
» 100 ml de azeite;
» Suco de 1 limão;
» Uma pitada de sal;
» Pimenta do reino à gosto.

ICON_02

Modo de preparo

Bata a gema, a mostarda, o sal e a pimenta em uma tigela usando um batedor de claras (ou uma batedeira na velocidade média). Acrescente metade do azeite, gota a gota, batendo sempre até a mistura começar a engrossar. Adicione aos poucos metade do suco de limão, depois vá pingando o resto do azeite enquanto continua batendo até a mistura ganhar uma consistência homogênea. Ao fim, é preciso conseguir uma mistura amarela e espessa.

Finalmente, colocamos o restante do suco de limão, além do sal e pimenta à gosto. Batemos tudo pela última vez e teremos a maionese pronta.

Dica: Explore novos sabores com a sua maionese básica adicionando alho ou ervas bem picadas – manjericão, cebolinha e salsinha. Experimente usar 1 colher (sopa) de mostarda Dijon e a mesma medida de mel, ou faça no liquidificador uma pasta de tomates secos com alho e misture à maionese pronta.

Consuma tudo imediatamente. Ao contrário da industrializada, a maionese caseira só pode ser armazenada na geladeira por 1 ou 2 dias.

Sanduíche Natural de Atum

BLOG_SANDUICHE2

ICON_01

Ingredientes

» 60 g de atum em pedaços de preferência em água (meia latinha);
» 4 colheres (sopa) de maionese caseira;
» 1 colheres (sopa) de cebola picadinha;
» 1 cenoura ralada;
» 1 colher (chá) de salsinha;
» Pimenta do reino à gosto;
» Sal à gosto;

» Tomate
» Alface
» Milho
» Pepino

ICON_02

Modo de preparo

Escorra a água da lata de atum e pique os demais ingredientes. Em um pequeno refratário, misture-os, e os mexa até formar um patê. Disponha o patê no pão integral, e acrescente as fatias de tomate e alface. Feche o pão e sirva em seguida.

Coma em temperatura ambiente ou gelado.

🍁
Bjo, Li.

 

Siga o nosso perfil no Instagram

Todas as semanas, dicas e receitas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.

[instagram-feed]

Deixe uma resposta